Destaques, Textos seriados

01.01 – Chamados para orar

também os levarei ao meu santo monte e os alegrarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos. (Is 56.7)

O pastor Mike Bickle, do ministério americano International House of Prayer University lançou recentemente uma série de estudos sob o título “O Chamado para Orar”. Seu ministério iniciou-se em 19 de setembro de 1999 e desenvolvem há 14 anos ininterrupta reunião de oração e louvor vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. Pela experiência adquirida em todos estes anos seus ensinos acerca da oração se revestem de autoridade. É inspirado nestes ensinos que esta série será desenvolvida.

Todo aquele que recebeu a Jesus como seu Senhor e Salvador (Jo 1.12) entrou em um novo e dinâmico relacionamento com Deus. Se antes o Deus do céu lhe era desconhecido e inatingível, agora, por meio do Seu Espírito Santo, faz morada em nosso espírito humano. Paulo, escrevendo acerca desta nova realidade espiritual, disse que, por meio de Jesus Cristo, nós agora “temos acesso ao Pai em um Espírito” (Ef 2.18). Este é um dos maiores privilégios jamais concedido a um mortal, do qual devemos ter ciência para podermos desenvolver íntimo, profundo e rico relacionamento com Deus.

Para compreendemos a dinâmica deste relacionamento convém conhecer a habitação de Deus em nós. Paulo colocou-o nos seguintes termos: “aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele” (I Co 6.17), o que nos permite deduzir que o Espírito de Deus habita em nosso espírito humano. Como nós, os nascidos de novo, somos seres tripartites, temos um espírito que se expressa na alma dentro de um corpo. Nosso espírito humano nasceu de novo, nossa alma e corpo não, razão porque eles precisam ser ajustados para se alinharem com a palavra de Deus. A este processo se denomina transformação, que consiste em renovar nossa mente por meio da instrução vinda do genuíno ensino bíblico e, mediante contínua intercessão diante de Deus, termos implantado em nosso caráter, atitudes e comportamentos a natureza divina que se faz presente em nosso espírito humano. Como se observa o meditar na palavra de Deus e a oração caminham de mãos dadas, o que nos permite colocar em prática o conhecimento das escrituras e do poder de Deus.

O pastor Mike[1] foca seu curso em três aspectos principais: dar-nos instruções para desenvolvermos um estilo de vida baseado na oração; dar-nos instruções sobre diferentes tipos de orações e seus princípios associados e; dar-nos ampla perspectiva sobre como o Espírito Santo está enfatizando esta chamada para orar nestes últimos dias. De imediato o pastor Bickle eleva-nos as mais altas dimensões, despertando-nos para a mais extraordinária realidade em que nós estamos inseridos: nós andamos diariamente com o incriado Deus do universo. O apóstolo João colocou esta verdade nestes termos: “porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (I Jo 4.4). E o mais extraordinário é que este incriado Deus ouve com grande atenção e profunda afeição tudo quanto nós comunicamos a Ele. Mike enfatiza que, ao responder nossos mais profundos anseios, o Senhor revela Seu próprio coração a cada um de nós, dando-nos direção, abençoando nossas circunstâncias, transformando nossas emoções, tocando-nos com profundo amor, reavivando Sua igreja, salvando os perdidos, distribuindo Sua justiça, impactando a sociedade e outras coisas similares a estas. Os resultados deste relacionamento, reforça pastor Mike, são eternos e crescente, à medida que cultivamos nossa vida de oração.

Um aspecto interessante que pastor Mike enfatiza foi sintetizado por outro homem de Deus, Larry Lea. Este ministro da palavra faz-nos lembrar, a luz de Is 56.7 que nossa vida de oração precisa sair da estrita disciplina em orar para resultar em prazeroso momento de intimidade com Deus. É promessa do Senhor que, se perseveramos em cultivar regular vida de oração, vamos receber influxos de alegrias vindas direta do céu que há de nos conduzir a águas de descanso e refrigerar nossa alma (Sl 23.2,3). Pastor Mike enfatiza que se a oração não for prazerosa, não seremos capazes de desenvolver um estilo de vida baseado na oração.

Escrevo esta série, interagindo com os ensinos do pastor Mike porque eu próprio quero aperfeiçoar este estilo de vida, porquanto tenho aplicado ao longo de minha jornada com Deus. Considero andar com Deus um dos maiores privilégios que podemos ter, pois transforma nossa jornada existencial na mais extraordinária experiência de vida, com reflexos por toda a eternidade. Tenho experimentado neste caminho profundas transformações no Senhor, as quais busquei não somente vivenciá-las, como também compreender como elas se processam para poder dar testemunho no sentido de ajudar outros a experimentar o mesmo. Aprofundar o relacionamento com Deus é um desenvolvimento natural desta escolha.

http://cezarazevedo.com.br/02-experimentando-quao-bom-e-deus/

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rm 6:23)

Leave a Comment