Intercessão em pílulas

012 – Intercessão em pílulas

Na corrigida: Encontre-se com o homem a ursa à qual roubaram os filhos, mas não o louco na sua estultícia. (Pv 17.12)

Na linguagem de hoje: É melhor encontrar uma ursa da qual roubaram os filhotes do que um homem sem juízo, ocupado com as suas tolices. (Pv 17.12)

Na atualizada: Encontre-se o homem com a ursa roubada dos filhotes, mas não com o insensato na sua estultícia. (Pv 17.12)

Queremos nestes textos destacar o comportamento da ursa em relação aos seus filhotes. Antes note o seguinte: o estulto, o tolo é alguém que está completamente satisfeito consigo mesmo. Ele só é capaz de aceitar suas próprias ideias e argumentos, não lhe interessa aprender. O tolo é incapaz de ouvir o que você fala, ele só ouve sua própria voz. Todos nós temos um pouco de tolice, visto que nos é ensinado a “… pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (Tg 1.19). Nós precisamos entender que o exercício da nossa fé exige aprender de Jesus, que é manso e humilde de coração (Mt 11.29). Só quando começamos a ouvir a palavra de Deus e não nossos próprios pensamentos é que nos tornamos libertos de nossa própria tolice. O problema do tolo é que muitos de seus atos são completamente irracionais, conta-se que alguém morreu porque em um acidente de trânsito foi reclamar do outro motorista, este sacou a arma o matou.

Agora, em provérbios está escrito que é preferível enfrentar uma ursa cujos filhotes foram roubados que tentar mudar o entendimento de um tolo. E como age a ursa tendo seus filhotes roubados? O encontro com esta ursa seria fatal. Conta-se que na China uma testemunha “afirmou que a ursa estourou sua gaiola, quando ouviu os gritos de seu filhote, com medo de um trabalhador perfurar seu estômago para iniciar a extração de bile. Os trabalhadores fugiram de medo quando eles viram o urso mãe correndo para o lado de seu filhote”. A diferença entre enfrentar a ursa sem os filhotes e o tolo é que do urso se espera o perigo, ninguém nunca está suficiente precavido contra o tolo.

Você pode se perguntar o que a ursa sem o filhote e o tolo tem a ver com a intercessão? Simples, nós precisamos um pouco desta determinação da ursa em proteger seus filhotes. Quando vemos Satanás se interpondo entre Deus e alguém, precisamos avançar destemidamente contra o inimigo de nossas almas. Está escrito: “como pode alguém entrar em casa do homem valente e furtar os seus bens, se primeiro não manietar o valente, saqueando, então, a sua casa?” (Mt 12.29). Nós precisamos nos lembrar que estamos investidos de poder para defender os interesses do reino de Deus, pois está escrito: “Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum” (Lc 10.19). Precisamos ter a mesma determinação da ursa para proteger os santos contra as investidas de Satanás e para tirar das trevas os perdidos, mesmo porque “desde os dias de João Batista até agora, se faz violência ao Reino dos céus, e pela força se apoderam dele” (Mt 11.12)

Fonte: Dutch Sheets, Oração intercessória: Como Deus pode usar seus intercessores para mover céu e terra. 2° Ed. Editora Atos Ltda. Belo Horizonte, 2001

http://cezarazevedo.com.br/001-intercessao-em-pilulas/

http://cezarazevedo.com.br/011-intercessao-em-pilulas/

http://cezarazevedo.com.br/013-intercessao-em-pilulas/

pensador

 

    http://cezarazevedo.com.br/plano-de-salvacao-por-pergunta/

    http://cezarazevedo.com.br/estudo-para-novo-convertido-0110/

    http://cezarazevedo.com.br/estudo-para-batismo-0110/

    http://cezarazevedo.com.br/ministracao-para-libertacao-interior-e-perdao/

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rm 6:23)

 

 

Leave a Comment