A arte de liderar

02 Definindo liderança

Amiga: Vamos falar acerca de liderança cristã.

Cezar: É um tema difícil de ser abordado.

Amiga: Você acha? Por que?

Cezar: Primeiro porque liderança é uma terminologia que não encontramos diretamente na Bíblia. No dicionário líder é indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros, portanto para abordar o tema na Bíblia precisamos trabalhar com analogias.

Cezar: O líder é pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras. Ter autoridade, na primeira definição, não é o mesmo que ter influencia na segunda definição.

Amiga: Sim, é justamente ai o “x” da questão.

Cezar: O líder precisa ter simultaneamente autoridade e influência. John Haggai é um dos maiores especialistas em treinamento de liderança cristã, ele diz que há uma crise de lideranças entre os cristãos.

Amiga: Eu acredito também, grande parte dos líderes hoje buscam seus interesses, não o do reino de Deus.

Cezar: Isto é um fato. No livro de Haggai ele coloca como o primeiro principio da liderança o da visão. Deixa mostrar o que eu escrevi como sendo a minha visão:

Amado(a) irmão(ã).
Graça e paz!
É uma honra poder compartilhar com você meu sonho, mas antes vamos definir o que seja SONHO.
Sonho é a ponte entre o presente e o futuro e por ele somos conduzidos pela estrada da vida.
Sonho é o agente unificador de nossas atividades por meio do qual faz a vida ter sentido.
Sonho é a expressão de nossos mais profundos anseios e, quanto mais claro melhor sua comunicação ao nosso semelhante.
O sonho tem três fases:
Em sua primeira fase nos tira de nosso comodismo e nos faz rever nossos valores, nossos ideais e nossa conduta.
Na segunda fase ele nos guia nas decisões da vida nos dando coragem e sabedoria para enfrentarmos os seus embates.
Quando compartilhado, em sua terceira fase, as pessoas ou o rejeita, ou o aceita, ou o comunga ou o adota e, neste caso, o nosso sonho torna-se o sonho de nosso semelhante.
Um exemplo de alguém que ousou sonhar foi Moisés. Ele nasceu escravo e foi criado pela princesa do Egito. Crescendo, teve por sonho libertar Israel do Egito e pensou nos primeiros quarenta anos de vida que sua capacidade era suficiente, pois era poderoso em obras e em palavras, mas todas as suas tentativas vieram a ser frustradas.
Então Moisés teve de fugir para o deserto, onde viveu por quarenta anos no ostracismo, conhecendo suas fraquezas e idiossincrasias, descobrindo de si mesmo que não era nada.
Mas um dia viu uma sarça ardendo em fogo e não se consumindo e descobriu que o sonho que se realiza é aquele sonho infundido no poder de Deus. Moises então viveu mais quarenta anos, tendo libertado o povo do Egito e os conduzido pelo deserto até à terra que mana leite e mel.
Agora você me pergunta qual é o meu sonho e lhe digo que é diminuir a distância entre o que você é e o que deveria ser, fazendo-o repensar seus relacionamentos consigo mesmo, com a sociedade e com Deus.
Meu sonho é fazer você viver a melhor vida possível, experimentar o supremo bem, ser feliz, pois está escrito: "Bem-aventurados os limpos de coração pois verão a Deus".
Sou grato por compartilhar meu sonho com você.
Que o Senhor seja engrandecido e receba toda glória por toda benção que este site traga a você.
No Senhor,

Cezar: Este é meu sonho.

Amiga: Esse deveria ou deve ser o sonho de todos nós, o bem estar do outro.

Cezar: Sim, agora a liderança não nasce feita, o problema é que nós não somos treinados a agir com base na palavra de Deus. Vou lhe dar um exemplo. Esta semana encontrei uma moça que me disse o seguinte: na turma dela alguém estava falando mal dela e ela estava indignada com o que estava acontecendo.

Cezar: Então eu lhe disse o seguinte: primeiro: a única coisa que ela não podia fazer era defesa de si mesmo por ser contrário a promessa de Deus. Isto porque Deus dissera a Abraão que haveria de engrandecer o nome dele e Jesus dissera que temos de negar a nós mesmo para segui-lo. Se eu me defender, Deus abre mão de minha defesa, então tenho que escolher: ou me calo e Deus age ou eu vou agir e Deus se cala.

Cezar: Segundo: sua atitude em relação a quem procede mal para com ela é de fazer-lhe o bem. Paulo escreveu que ao fazer isso ela estaria amontoando brasas sobre a cabeça dele, visto ser Deus o seu vingador.

Cezar: Quando ela ouviu isso disse: foi bom ter falado com você, não vou mais tomar satisfação. Se ela realmente colocar isso em prática e observar como Deus vai interagir com a circunstancia, então ela entenderá o caminho de Deus experimentalmente, o que lhe dará confiança para situações mais complexas. Com isso ela se torna capacitada a ser líder, já que sabe controlar a si mesma e confiar em Deus

Amiga: Então para eu ser líder preciso, controlar a mim mesma e confiar em Deus.

Cezar: Sim, o líder causa impacto não porque ele é dono da verdade, mas porque a verdade se manifesta através dele. Ele diz algo e você acompanha ou não, contudo as consequências da escolha do líder se tornam manifestas, portanto você não precisa decidir a favor ou contra o líder, ele próprio perceberá no curso da caminhada onde acertou ou errou. Assim, a força de um verdadeiro líder, como diz Haggai, está na confiança que as pessoas depositam nele porque geralmente o líder está apontando um caminho futuro nunca antes trilhado e para ir por ele, é preciso confiar.

Amiga: Posso definir liderança como confiança.

Cezar: Sim. Haggai define liderança como sendo o esforço de exercer conscientemente uma influência especial dentro de um grupo no sentido de levá-lo a atingir metas de permanente benefício que atendam as necessidades reais do grupo.

Amiga: John Maxwell define liderança com influencia.

Cezar: Eu vejo o líder como alguém que corre na frente e deixa seus liderados correrem juntos sem ter medo de ser ultrapassado por eles. Quando um líder não deixa seu liderado crescer, é atropelado por este e temos um conflito.

http://cezarazevedo.com.br/01-o-conhecimento-e-nossa-zona-de-conforto/

http://cezarazevedo.com.br/03-a-distincao-entre-lider-e-chefe/

pensador

              http://cezarazevedo.com.br/plano-de-salvacao-por-pergunta/

              http://cezarazevedo.com.br/estudo-para-novo-convertido-0110/

              http://cezarazevedo.com.br/estudo-para-batismo-0110/

              http://cezarazevedo.com.br/ministracao-para-libertacao-interior-e-perdao/

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rm 6:23)

Leave a Comment