Estudos para pequenos grupos - EPG 2008

02/2008 – O que faço com os meus pais

ESBOÇO

* Atente para o conselho divino
* Seja obediente aos seus pais
* É preciso dispor-se a seguir os pais

DICAS

Quando estudamos a palavra de Deus temos por objetivo alinhar nossos pensamentos ao do Senhor. A isso se chama renovação da mente (Ef 4:23)

TEXTO BASE

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Ex 20:12)

PROGRAMAÇÃO

I – Comunhão………………………………………….. 10 minutos
II – Crescimento………………………………………… 50 minutos
III – Serviço……………………………………………… 10 minutos
IV – Compartilhar………………………………………. 10 minutos
V – Adoração…………………………………………….. 10 minutos

PROPÓSITO DESTA LIÇÃO

“Este estudo procura focar o plano de Deus para os filhos, mostrando a importância de ter atitudes condizentes com a palavra de Deus.”

I – COMUNHÃO

1. Inicie com Louvor, depois dê a todos a oportunidade de testemunharem as bênçãos de Deus da semana.

2. Questão introdutória: Como os filhos vêem os pais hoje?

II – CRESCIMENTO

A família, antes considerada um porto seguro, hoje é aberta a toda forma de influência. Se antes os filhos tinham profundo respeito por seus pais, agora questionam detidamente o comportamento deles. Ninguém aceita mais uma ordem sem compreender sua razão, por isso a tendência dos filhos é serem desobedientes e rebeldes à disciplina, querem fazer tudo do seu jeito. Contudo se pergunta: O que tem de comum a criança, o adolescente e o jovem? Todos são dependentes de seus pais, isto é, não responsáveis jurídica, política e emocionalmente, como também se percebem dotadas de direitos, protegidas pelo Estado. Por contraditório que seja, por ter facilidade no uso da tecnologia, áreas de conhecimento diferenciadas dos pais, os filhos percebem a si mesmo como sabedores das coisas, questionando a maturidade de seus pais. Assim buscam ser adultos, contudo se consideram mais entendidos que seus pais.

ATENTE PARA O CONSELHO DIVINO

Se a tendência é considerar os pais ultrapassados, este tipo de mentalidade está alinhado com a palavra de Deus? Está escrito: “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. Honra teu pai e tua mãe ¬ este é o primeiro mandamento com promessa – para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra".

SEJA OBEDIENTE AOS SEUS PAIS

Deus se agrada da obediência (I Sm 15:22,23). Todavia a obediência é contrária a natureza humana porque os filhos tendem a buscar conselhos que não procede de seus pais – fazem conforme a “turma” acha (Is 30:1). A turma, por sua vez, quer tudo do seu jeito, “fazendo a vontade da carne e dos pensamentos” (Ef 2:3). Agir de modo diferente da turma exige dispor-se à obediência e a disciplina. Os pais dizem: volte tal hora, a turma tem outros planos, quer ficar na rua o tempo que o coração achar, pois bem: a quem obedecer? Os pais são logo discriminados e afastados. Agora é impossível obedecer aos pais sem contrariar a turma, por isso temos de escolher se vamos ouvir a palavra de Deus ou vamos deixar a influência da turma determinar nosso comportamento. A obediência é um aprendizado, a rebeldia o fruto de quem está entregue a si mesmo (Hb 5:8)

É PRECISO DISPOR-SE A SEGUIR OS PAIS

Jesus, enquanto filho, deu exemplo de sujeição aos seus pais (Lc 2:42). Se alguém poderia determinar suas próprias escolhas, este seria o Filho de Deus, contudo soube dar ouvido à palavra de Deus. Assim a obediência não é uma conduta imposta pelo castigo, mas uma opção de vida. Se o filho ou a filha não quiser obedecer não haverá advertência que lhe seja suficiente, antes basta que os pais se afastem para que façam tudo do seu jeito. Somente quem tem o temor a Deus obedece seus pais mesmo fora da vista deles (Pv 1:7,10-19).

III – SERVIÇO

Procure fazer uma troca: os pais executarem algum tipo de serviço que os filhos pedem e os filhos fazem algo por seus pais, algo que tem sido protelado a muito.

IV – COMPARTILHAR

Façam o propósito dos pais orarem por um pedido feito pelos filhos e os filhos se comprometerem a orar por algo de seus pais.

V- ADORAÇÃO

Procure terminar a reunião cantando, pois Deus habita no meio dos louvores de Seu povo.

* Estudo feito para a Igreja Batista Boas Novas – Cuibá.MT, sendo ministrado nos Pequenos Grupos na semana de 11/05/2008 a 17/05/2008

Leave a Comment