Estudos para pequenos grupos - EPG 2008

05/2008 – Um tempo diário com Deus

ESBOÇO

Deus preserva a sua vida
Você faz tudo para agradar a Deus
Deus chama você para profunda comunhão com Ele
Faça da comunhão com Deus o centro de sua existência

DICAS

Procure falar com Deus diariamente. O ideal é tirar um tempo para estar em comunhão com Deus, mas se isso não for possível, aprenda a caminhar conversando com Deus. Podemos orar em todo tempo e lugar

TEXTO BASE

“E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.” (Ap 21:3)

PROGRAMAÇÃO

I – Comunhão……………………………………………….. 10 minutos
II – Crescimento…………………………………………….. 50 minutos
III – Serviço………………………………………………….. 10 minutos
IV – Compartilhar…………………………………………… 10 minutos
V – Adoração…………………………………………………. 10 minutos

PROPÓSITO DESTA LIÇÃO

O serviço nasce da adoração, portanto não podemos fazer algo para Deus sem antes conversar com Ele a respeito. O objetivo desta lição é demonstrar a importância da comunhão no ministério que exercemos.

I – COMUNHÃO

Coloque uma música de fundo, enquanto isso peça que, de dois em dois, um compartilhe com outro como foi sua semana.

II – CRESCIMENTO

Fomos criados com um único propósito: termos comunhão com Deus (Ef 1:11,12). Este propósito foi referendando pelo Senhor Jesus em Sua oração sacerdotal quando externou que a unidade da igreja se completa com a união com o Pai e com o Filho (Jo 17:21).
Deus preserva a sua vida

Desde a eternidade passada o Senhor já nos conhecia (compare Jr 1:5 com Ef 1:5). Toda nossa jornada existencial foi preservada por Deus. Foi assim com Moisés durante 40 anos (Hb 11:23) e com Jesus (Mt 2:13). Este é o chamado tempo da nossa ignorância em relação a Deus (At 17:30).

Deus não leva em conta o tempo de nossa _______.

Você faz tudo para agradar a Deus

Quando começamos a ter consciência que Deus é por nós (Rm 8:31) começamos a querer fazer algo para Deus. Esta é uma fase de consagração (Lc 7:37,38,47), de descobertas (Rm 6:4), do primeiro amor (Ap 2:4). Esta disposição nasce por causa do amor de Deus demonstrado em Cristo Jesus (Jo 4:28,29).

Moisés queria trabalhar para Deus, só que do seu jeito. Tentou, não deu certo, teve de fugir, se esconder por 40 anos. (Mt 7:24-29). Assim somos nós, queremos fazer tudo para agradar a Deus, contudo sem comunhão com Deus.

Conhecer a Deus nos faz querer _______.

Deus chama você para profunda comunhão com Ele

Com 80 anos Moisés estava cuidando ovelhas no deserto. Ele pensara que sua vida não tinha mais significado. Foi quando orou que tudo passa muito rápido e logo chega a morte, ou seja, as coisas não saem como esperamos (Sl 90:10). Logo depois desta oração ele viu uma sarça arder em chamas sem se consumir. Deus estava naquele lugar (Ex 3:4-6). Foi quando Moisés compreendeu que somente falando com Deus poderia cumprir com propriedade o seu ministério (Ex 3:12).

Conversando com Deus nos faz entender nosso ____.

Faça da comunhão com Deus o centro de sua existência

Falar com Deus é a fonte do seu fortalecimento pessoal (Mc 1:35, Ef 6:10); é a base de sua alimentação (Mt 4:4), é a razão de sua devoção (Ap 4:11). É da adoração que procede o serviço (Mt 4:10). Sem falar com Deus, sem nos orientar por Seus mandamentos, não podemos fazer à Sua vontade (Jó 23:12).

Devemos ____ a Deus para podermos servir a Deus

III – SERVIÇO

Reflita como você tem exercido seu ministério diante do Senhor. Ele começa com um momento de adoração ou simplesmente você vai fazendo por fazer?

IV – COMPARTILHAR

Enquanto estão reunidos, aproveite os momentos finais para um compartilhar com o outro sobre dicas de como adorar a Deus.

V- ADORAÇÃO

Tire alguns minutos para estarem diante de Deus em oração, de joelhos. O Senhor é digno de toda glória.

Respostas: Ignorância; Agradá-lo; Ministério, Adorar

* Estudo feito para a Igreja Batista Boas Novas – Cuibá.MT, sendo ministrado nos Pequenos Grupos na semana de 01/06/2008 a 07/06/2008

Leave a Comment