Estudos para pequenos grupos - EPG 2008

11/2008 – O lugar de Jesus Cristo em sua vida

ESBOÇO

O batismo é o testemunho público da fé – Jo 3:22-24
A revelação é Deus falando conosco – Jo 3:25-27
O centro de nossa mensagem é Cristo – Jo 3:28,29
Nossa meta é ser igual a Jesus – Jo 3:30

DICAS

Faça uma agenda com sete colunas, uma para cada dia da semana e procure anotar seus compromissos com intervalo de uma hora. Tempo não é só quantidade, mas intensidade, verifique o que faz você ter paixão para fazer.

TEXTO BASE

"Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu. Vós mesmos me sois testemunhas de que eu disse: Não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele. Aquele que tem a noiva é o noivo; mas o amigo do noivo, que está presente e o ouve, regozija-se muito com a voz do noivo. Assim, pois, este meu gozo está completo. É necessário que ele cresça e que eu diminua." (Jo 3:27-30)

PROGRAMAÇÃO

I – Comunhão………………………………………………. 10 minutos
II – Crescimento…………………………………………… 50 minutos
III – Serviço……………………………………………… 10 minutos
IV – Compartilhar………………………………………….. 10 minutos
V – Adoração………………………………………………. 10 minutos

PROPÓSITO DESTA LIÇÃO

Esta lição visa levar você a refletir sobre o lugar de Jesus Cristo  em sua vida.

I – COMUNHÃO

Aproveite a oportunidade para que cada um apresente sua família, um ao outro, citando nome dos conjugues e filhos e o que cada um deles faz, que ano estuda, etc.

II – CRESCIMENTO

O maior anseio do cristão é colocar-se a serviço do Senhor. Como corpo de Cristo cada um de nós somos dotados de dons, talentos e habilidades para atuar no reino de Deus. O que recebemos nos foi dado para a edificação da igreja em conformidade com os desígnios do Espírito Santo (I Co 12:7,11). O exercício de nossa vocação, contudo, é feito sob a ótica da cruz

O batismo é o testemunho público da fé – Jo 3:22-24

Uma das características do período que vivemos é que os homens são amantes de si mesmo (II Tm 3:1). Esta atitude reflete na acepção de ser possível ter fé em Deus sem nenhum compromisso público. O mesmo acontece com o ajuntar-se ao invés de casar-se. A essência da mensagem de João e Jesus era: “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus” (Mt 3:2). E o primeiro passo que demonstra o arrependimento para a salvação é o batismo (Mc 16:16).

A revelação é Deus falando conosco – Jo 3:25-27

A mensagem de João e de Jesus levou multidão ao arrependimento e ao batismo. Esta mensagem é o evangelho, o anúncio das boas novas (Rm 10:15). Não é uma mensagem produzida pela vontade humana, mas procede de Deus (II Pd 1:21, Gl 1:11).

O centro de nossa mensagem é Cristo – Jo 3:28,29

João tinha consciência que ele veio para dar testemunho de Jesus Cristo. Por isso em momento algum se deixou envaidecer em função de sua popularidade. À multidão pregava o arrependimento (Mt 3:2,5), diante dos farrizeus e saduceus os exortou a produzir frutos dignos de arrependimento (Mt 3:7), mas diante do Senhor Jesus se humilhou, sentindo sua própria indignidade (Mt 3:14). Paulo também, enquanto apóstolo, centrava sua mensagem no Senhor (I Co 2:2) mesmo porque o propósito da vinda do Espírito Santo foi de dar testemunho de Jesus Cristo (Jo 15:26) e o das escrituras é nos conduzir a fé em Cristo para termos a vida eterna (Jo 20:31).

Nossa meta é ser igual a Jesus – Jo 3:30

O alvo de tudo quanto fazemos é “todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (Ef 4:13). Somos chamados para sermos imitadores de Deus (Ef 5:1), olhando para Jesus, autor e consumador da fé (Hb 12:1,2). Quando assim agimos nosso testemunho levam outros a seguir a Jesus Cristo (Jo 1:36,37).

III – SERVIÇO

Tempo é vida. Ninguém tem maior amor que dar a sua vida por seu amigo, disse Jesus, então como colocar esta palavra em prática?

IV – COMPARTILHAR

Como podemos falar de Jesus Cristo em 3 minutos? Faça uma experiência com seu pequeno grupo, se alguém aceita este desafio.

V- ADORAÇÃO

Para o Senhor crescer, precisamos diminuir a nós mesmo. Sonde seu coração e veja se Jesus Cristo realmente é a prioridade em sua vida. Analise como esta prioridade reflete no uso do seu tempo.

* Estudo feito para a Igreja Batista Boas Novas – Cuibá.MT, sendo ministrado nos Pequenos Grupos na semana de 13/07/2008 a 19/07/2008

Leave a Comment