Estudos para pequenos grupos - EPG 2008

13/2008 – Deus – faça a escolha certa

ESBOÇO

Não se deixe afetar pela mornidão espiritual
Não seja auto-suficiente – Ap 3:17
Invista em sua vida com Deus – Ap 3:18a Abra seus olhos espirituais – Ap 3:18b
Faça a escolha de andar com Deus – Ap 3:20

DICAS

Procure ver a lição como degraus de uma escada.

TEXTO BASE

"Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente!" (Ap 3:15) 

PROGRAMAÇÃO

I – Comunhão…………………………………………… 10 minutos
II – Crescimento………………………………………… 50 minutos
III – Serviço……………………………………………… 10 minutos
IV – Compartilhar……………………………………….. 10 minutos
V – Adoração…………………………………………….. 10 minutos

PROPÓSITO DESTA LIÇÃO

Um dos aspectos essenciais de nosso andar com Deus diz respeito à nossa lealdade para com o Senhor. Devemos considerar quem de fato está entronizado em nosso coração.

I – COMUNHÃO

Peça de alguém do seu pequeno grupo uma avaliação do reflexos deste encontro semanal sobre a vida dele.

II – CRESCIMENTO

Existem duas passagens nas escrituras que devem fazer-nos refletir intensamente sobre nossa fé – II Tm 3:7 e Tg 1:22. O primeiro fala daquele que está propenso a aprender, participa ativamente das atividades da igreja, contudo a palavra nunca o leva a uma mudança de conduta. Tiago, por outro lado, fala daquele que apenas ouve, contudo não se propõe a praticar, antes engana a si mesmo.

Não se deixe afetar pela mornidão espiritual

E a mornidão espiritual da igreja de Laodicéia propiciou uma das mais sérias advertências do Senhor a uma igreja (Ap 3:15,16). O pastor Carlos arrolou algumas características desta mornidão: é crer em Cristo, mãos não se entregar a Ele; é conhecer os ensinos de Cristo, mas não praticá-los; é estar debaixo da influência do cristianismo (cristianizado) não sob o seu poder; é estar na igreja de Cristo, mas não envolver-se com a igreja de Cristo; é deixar o primeiro amor

Não seja auto-suficiente – Ap 3:17

O mundo propicia um estilo de vida que descarta a dependência de Deus. O marketing é centrado no crédito fácil. Os melhores profissionais são aqueles reputados por serem eficientes e senhores de si. Este conceito de vida pode contaminar a fé ao ponto do indivíduo afastar-se de Deus por achar que já possui tudo quanto necessita. Neste sentido o Senhor adverte quanto à necessidade de buscar a Deus (Sl 16:2,5).

Invista em sua vida com Deus – Ap 3:18a

Salomão já ensinara que o principal era guardar o coração (Pv 4:23) e o Senhor declarou que é dele que procede o mal (Mt 15:19). Por isso a oração do salmista era por um coração puro (Sl 51:10), são os que o possuem que verão a Deus (Mt 5:8).

Abra seus olhos espirituais – Ap 3:18b

Se temos um coração limpo nossos atos devem ser conseqüentes, pois se nossos olhos forem bons, tudo o mais o será (Mt 6:22,23). Devemos aprender a distinguir o bem do mal (Hb 5:14), a sermos convictos de nossa vocação celestial, de nossa herança em Cristo e do poder de Deus sobre nossa vida (Ef 1:17-20)

Faça a escolha de andar com Deus – Ap 3:20

Se nosso coração é limpo, nossos olhos puros, então nossas atitudes são agradáveis ao Senhor (Cl 1:9-12). Então andamos com Deus cono fez Enoque (Gn 5:24).

III – SERVIÇO

Junto somos melhores. Uma brasa com outra forma uma fogueira. Levante com o pequeno grupo o que podem fazer enquanto grupo na obra do Senhor.

IV – COMPARTILHAR

Que atitudes podemos identificar como manifestação de nossa comunhão com Deus?

V- ADORAÇÃO

Busque louvar a Deus pela graça concedida de estarmos em Sua bendita presença.

pensador

    http://cezarazevedo.com.br/plano-de-salvacao-por-pergunta/

    http://cezarazevedo.com.br/estudo-para-novo-convertido-0110/

    http://cezarazevedo.com.br/estudo-para-batismo-0110/

    http://cezarazevedo.com.br/ministracao-para-libertacao-interior-e-perdao/

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rm 6:23)

Leave a Comment