Estudos para pequenos grupos - EPG 2008

16/2008 – Deus! Perdoe-me

ESBOÇO

Estejamos diante da pureza de Deus
O pecado nos afasta de Deus
O Senhor nos salva de nossos pecados
Jesus nos traz de volta para Deus
Temos perdão em Jesus Cristo
O Espírito Santo nos convence do pecado
Confessemos nossos pecados a Deus

DICAS

Esta lição nos permite compreender a harmonia que existe entre o Antigo e o Novo Testamento. Tudo vêm à luz quando colocamos Cristo no centro de nossa leitura.

TEXTO BASE

"e viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma calçada de pedra de safira, que parecia com o próprio céu na sua pureza." (Ex 24:10)

PROGRAMAÇÃO

I – Comunhão…………………………………………… 10 minutos
II – Crescimento………………………………………… 50 minutos 
III – Serviço……………………………………………… 10 minutos
IV – Compartilhar………………………………………. 10 minutos
V – Adoração…………………………………………….. 10 minutos

PROPÓSITO DESTA LIÇÃO

O objetivo desta lição é mostrar a preciosidade do sangue de Cristo e de Sua oferta de perdão para nós.

I – COMUNHÃO

Pertencemos a família de Deus, lavados e remidos pelo sangue do Senhor. Peça um testemunho da importância do perdão no relacionamento entre os irmãos.

II – CRESCIMENTO

Estejamos diante da pureza de Deus

Deus convocou Moisés e os anciaos de Israel para adorará-lo. Quando eles se aproximaram, viram-No, bem como o estrado dos pés do Senhor tão puro quanto o próprio céu (Ex 24:10). A presença do Senhor reflete em tudo quanto toca (Ex 3:5), porquanto o próprio Deus é luz (I Jo 1:4) que habita em luz inacessível (I Tm 6:16).

O pecado nos afasta de Deus

Para que Moisés e os anciãos chegassem a Deus, antes o sangue do cordeiro foi aspergido sobre o altar e o povo diante do altar (Ex 24:6-8). Isto porque o pecado nos afasta de Deus (Is 59:1,2) porquanto todos pecaram (Rm 6:23).

O Senhor nos salva de nossos pecados

O sangue aspergido sobre o povo (Ex 24:8) é figura e sombra das coisas celestiais (Hb 8:5), isto é, do sangue do Cordeiro derramado na cruz (Jo 19:34). Ou seja, a morte do Senhor foi por causa de nossas transgressões (Rm 4:25 compare com Is 53:5).

Jesus nos traz de volta para Deus

Tendo sido cobertos pelo sangue, Moisés e os anciãos puderam, não só estar na presença de Deus, como também comer e beber (Ex 24:11). Esta refeição faz-nos lembrar da ceia do Senhor, um memorial pela morte do Senhor (I Co 11:23-26). Graças ao sacrifício do Senhor podemos achegar-nos a Deus (Jo 14:6).

Temos perdão em Jesus Cristo

Diante do Senhor receberam as tábuas da lei (Ex 24:12). A lei reflete a santidade divina (Rm 7:12), contudo o pecado habita em nós (Rm 7:17). Por isso, para manter-nos diante do Senhor precisamos continuamente da oferta de perdão (Sl 130:4)

O Espírito Santo nos convence do pecado

A lei do Senhor devia ser ensinada a Israel (Ex 24:12). Do mesmo modo quando a palavra nos é ministrada (II Tm 3:16,17) o Espírito Santo nos convence do pecado (Jo 16:8).

Confessemos nossos pecados a Deus

Diante da glória do Senhor (Ex 24:16), as nossas impurezas são manifestas (Is 6:3,5). É quando precisamos reconhecer nossos pecados (Rm 7:24) e confessá-los (I Jo 1:9).

III – SERVIÇO

Tiago nos ensinou que se alguém estiver enfermo devemos chamar os líderes da igreja. Ao visitarmos os enfermos, não nos esqueçamos do valor do perdão (Tg 5:15).

IV – COMPARTILHAR

No dia 20/09 temos o projeto vida. Veja como seu pequeno grupo pode participar. Se apresente.

V- ADORAÇÃO

Adorem a Deus por sua grande misericórdia para conosco.

pensador

    http://cezarazevedo.com.br/plano-de-salvacao-por-pergunta/

    http://cezarazevedo.com.br/estudo-para-novo-convertido-0110/

    http://cezarazevedo.com.br/estudo-para-batismo-0110/

    http://cezarazevedo.com.br/ministracao-para-libertacao-interior-e-perdao/

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rm 6:23)

Leave a Comment