Estudos para pequenos grupos - EPG 2008

17/2008 – Jesus é Deus

ESBOÇO

Jesus Cristo é o nosso Criador
Jesus Cristo foi feito nosso Redentor
Jesus Cristo é Deus conosco
Jesus Cristo é o nosso Salvador
Jesus Cristo voltará para nos buscar

DICAS

Um dado grupo religioso traduz Jo 1:1 do seguinte modo: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com o Deus, e a Palavra era [um] deus”. O objetivo é negar que Jesus Cristo é Deus, induzindo os incautos a erro teológico.

TEXTO BASE

"Então lhes perguntou: Mas vós, quem dizeis que eu sou?…" (Mc 8:29a)

PROGRAMAÇÃO

I – Comunhão……………………………………………. 10 minutos
II – Crescimento…………………………………………. 50 minutos 
III – Serviço………………………………………………. 10 minutos
IV – Compartilhar……………………………………….. 10 minutos
V – Adoração…………………………………………….. 10 minutos

PROPÓSITO DESTA LIÇÃO

Esta lição objetiva nos levar a refletir sobre qual nossa posição acerca de quem é Jesus Cristo.

I – COMUNHÃO

Esta é uma oportunidade para alguém compartilhar como entregou sua vida a Jesus Cristo. Peça que o faça em dois minutos. É possível neste tempo e é um desafio.

II – CRESCIMENTO

Jesus Cristo é o nosso Criador

A tendência de nossa mente natural é refletir nosso nascimento sob a ótica do código genético. A primeira pergunta feita acerca do bebê é: com quem ele se parece? Todavia nós fomos criados por Deus (Gn 1:26). Lançando luz sobre esta verdade João afirma em Jo 1:1 que Jesus é pré-existente (o Verbo existia antes do princípio, do tempo, da criação); que Jesus é a segunda pessoa da trindade (o Verbo estava com Deus) e que Jesus é Deus, para então concluir que Ele criou todas as coisas (Jo 1:3).

Jesus Cristo foi feito nosso Redentor

Tendo nos criado o Senhor conhece nossa estrutura (Sl 139:1,2,16), sabe que voltaremos ao pó (Gn 3:19) por causa do pecado (Sl 90:3), isto é, que haveremos de morrer (Hb 9:27). Para nos dar vida eterna Deus nos deu Jesus (I Jo 5:11), pois para nos remir Deus fez de Jesus nosso redendor (Ap 13:8 e I Co 1:30).

Jesus Cristo é Deus conosco

A fim de abrir nossos olhos (II Co 4:4,6), para nos tirar das trevas (Mt 4:16), Jesus se fez carne (Jo 1:14) e viveu entre nós (Mt 1:23) para nos ensinar a viver (Jo 1:4 e Mt 5:1,2). Por ter sofrido a morte de cruz (Fl 2:8) pode se compadecer de nossas fraquezas (Hb 4:15)

Jesus Cristo é o nosso Salvador

Tendo sido provado e aprovado por Deus em Seu testemunho terreno (At 2:22) se habilitou a ser o Cordeiro de Deus que tira nosso pecado (Jo 1:29), cumprindo a profecia feita ainda no jardim do Éden (Gn 3:15).  Sua ressurreição foi a prova cabal que Jesus é o Filho de Deus (Rm 1:4), tendo morrido por nossos pecados e ressuscitado para nos justificar perante Deus (Rm 4:25). Por ter sido levantado na cruz (Jo 12:32,33) Deus provou seu amor para conosco (Rm 5:8) nos reconciliando com Ele por meio de Jesus (Ef 2:16).

Deus tudo fez, em Jesus Cristo tudo se consumou. Restou uma questão em aberto – e para você quem Jesus Cristo é? De todas as resposta, uma é crucial – você já o confessou como Senhor e Salvador? (Rm 10:9,10) Já se reconheceu pecador e entregou sua vida a Jesus Cristo? (Jo 3:16-18).

Jesus Cristo voltará para nos buscar

Jesus convocou Seus discípulos a crer Nele. Avisou-os que estaria indo para o Pai mas voltaria para os buscar (Jo 14:1-3). Ainda não veio porque deseja que todos se salvem (II Pd 3:9). Todavia virá de repente, sem aviso prévio (II Pd 3:10). Nossa oração deve ser receptiva, clamando por sua vinda (Ap 22:20). Para isso devemos estar preparados (Mt 25:10).

III – SERVIÇO

Esta lição nos traz a memória a necessidade de ministrar a palavra de Deus a todos. Veja o que seu pequeno grupo pode fazer esta semana.

IV – COMPARTILHAR

No dia 20/09 temos o projeto vida. Veja como seu pequeno grupo pode participar. Se apresente.

V- ADORAÇÃO

Apresentem-se a Deus em gratidão por tão grande salvação em Cristo Jesus.

pensador

    http://cezarazevedo.com.br/plano-de-salvacao-por-pergunta/

    http://cezarazevedo.com.br/estudo-para-novo-convertido-0110/

    http://cezarazevedo.com.br/estudo-para-batismo-0110/

    http://cezarazevedo.com.br/ministracao-para-libertacao-interior-e-perdao/

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rm 6:23)

Leave a Comment