Diálogos

Combatendo a depressão

ruth: Como você está?

cezar: Estou bem, graças a Deus e você?

ruth: Sim, ah…eu?

cezar: Sim.

ruth: Estou passando a maior crise da minha vida.

cezar: Por que? Ou em que área? Se pode compartilhar…

ruth: Desculpa estou chorando.

cezar: Quer compartilhar?

ruth: Estou depressiva, tomando remédios e tudo.

cezar: Por que?

ruth: Eu não sei, acho que você não se lembra, eu era hiper dedicada à igreja.

cezar: Se você está com depressão, não está sozinha. Moisés e Elias passaram por profunda depressão e Deus usou de outro recurso para tirar eles da depressão.

ruth: Me cansei.

cezar: Eu tive tudo para entrar numa fase depressiva por estes dias por causa da igreja, devo ter sido afetado tão profundo quanto você.

ruth: Eu não tinha tempo pra minha família. Isso está me causando uma culpa muito grande.

cezar: Entendo, a igreja está cobrando um ativismo muito grande nos dias de hoje, mesmo porque ela perdeu o sentido de ser igreja.

ruth: Saí da igreja já a uns 3 meses.

cezar: Sim e por que a depressão?

ruth: Por causa dos falatórios, mas principalmente pela forma como me tratam agora, falaram que eu não tinha mais o Espírito Santo. Tantas.. .Tantas coisas.

cezar: Ok, deixa eu lhe mostrar algo.

ruth: Minha filha chorava de saudade de mim. Logo eu que me dediquei… Quase perdi meu esposo. Mostre.

cezar: Leia com bastante atenção:

“Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse.” (I Pd 4:12)

cezar: Note que Pedro pede para você não estranhar nada do que você está passando. Ele está dizendo que você deveria considerar absolutamente normal este tipo de perseguição que você passa, consegue perceber isso?

ruth: Eu não estranho, só que dói demais, é difícil demais… Eu não consigo aceitar que perdi 7 anos da minha vida ali. Hoje dizem para minhas amigas terem cuidado comigo, que estou cega pelo diabo.

cezar: Percebeu o que o texto disse? Você não perdeu seu tempo. Veja a seqüência e vai entender o que lhe aconteceu.

ruth: Perdi sim.

cezar: Leia:

“mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis”. (I Pd 4:13)

ruth:  Estou chorando.

cezar: Você estava participando das aflições de Cristo.

ruth: Podia ter conhecido Deus de outra forma.

cezar: Isso significa que você se gastou pela igreja, mas ela não soube compreender o que você fazia e explorou você, agora, veja isso, o texto não termina neste ponto. Leia:

“Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória, o Espírito de Deus”. (I Pd 4:14)

cezar: Este é o ponto: você só está sendo agredida porque você tem o Espírito de Deus, porque sobre você repousa a glória de Deus. Agora, no instante que você mudou sua jornada, que você atentou para sua família, a igreja e os lideres de onde você estava se voltaram contra você. Isso porque você servia a um tipo de liderança já profetizada na palavra de Deus. Leia:

“Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade.” (I Pd 5:2)

cezar: Você estava a servir a uma liderança que fazia por torpe ganância. A exigência dada a liderança cristã é de não ser como dominadores sobre os que lhes foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho. Infelizmente é o que as igrejas estão se tornando: centro de opressão, mas graças a Deus você saiu deste meio.

ruth:  Saí sim.

cezar: E agora é um tempo de conforto e cura. Você se lembra das águas amargas de Israel? Eles chegam num lugar e só tinha água amarga, está lembrado?

ruth: Sim.

cezar: Eles começaram a reclamar como você esta fazendo. Leia:

“E chegaram a Mara, mas não podiam beber das suas águas, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara”. (Ex 15:23)

cezar: Note o que aconteceu neste lugar, que equivale ao que você passou na igreja.

“E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?” (Ex 15:24)

cezar: É nesta fase que você se encontra o que beber? Como sair deste amargor? Leia:

“Então clamou Moisés ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, e Moisés lançou-a nas águas, as quais se tornaram doces. Ali Deus lhes deu um estatuto e uma ordenança, e ali os provou.” (Ex 15:25)

cezar: O lenho foi lançado na água e ela se tornou doce, o lenho é a cruz, é Cristo, é tempo de restaurar seu interior do amargos dos dias passados, agora, leia isso:

“Dizendo: Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara”. (Ex 15:26)

cezar: Note que Deus permitiu passar por isso para você SER PROVADA se permanece no amor de Cristo e VOCE PERMANECEU.

ruth: Amém.

cezar: Agora, veja: NENHUMA ENFERMIDADE VIRÁ MAIS. Por esta experiência que vivenciou você pode conhecer a natureza das coisas: sofre o desprezo dos irmãos, sente o amargor do momento que vive. Leia agora o que vem depois de MARA:

“Então vieram a Elim, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras; e ali, junto das águas, acamparam”. (Ex 15:27)

cezar: AGORA VOCÊ ESTÁ NUM TEMPO DE REFRIGERIO, num tempo que não precisa estar a frente de nenhuma igreja, num tempo para sua família. Qual será o próximo tempo? não se preocupe. O importante agora é você beber a doçura da água de MARA: curar seu interior. Entendeu?

ruth: Me sinto uma péssima esposa.

cezar: Isso é bom.

ruth: Uma péssima mãe.

cezar: Isso é bom. Agora você percebeu que precisa de mudança, pois como está escrito: quando SOU FRACO então SOU FORTE.

ruth: Sim.

cezar: Na sua FRAQUEZA Deus vai reconstruir seu interior, portanto, não se lamente. O problema não é o que você foi, o problema é o que vai ser a partir do instante que tem esta consciência, entendeu?

ruth: Não está sendo nada fácil.

cezar: Então é como eu disse, como Moisés e Elias, que entraram em depressão e foram curados, esta é a hora do amargo se tornar doce. Portanto se alegre, volte a comer, e deixa Deus tratar com você. Portanto Ruth, não chore pelo tempo que passou.

ruth: Já está um negócio tão sério, que o médico disse que vai levar uns 3 meses para tudo voltar ao normal.

cezar: Leia:

“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante”.(Fl 3:13)

cezar: Não vá pelo médico, vá pelo madeiro na água. Não precisa deste tempo todo para sair da depressão. O segredo para sair da depressão é este: deixa Deus reorganizar seus pensamentos.

ruth: Essa é minha esperança, eu sei que tudo é possível ao que crer.

cezar: Ok, mas entenda o que eu disse: o segredo para sair da depressão é reorganizar a mente. Ouça uma coisa Ruth.

ruth: Sim.

cezar: A bíblia nos ensina a comparar coisas espirituais com espirituais. A Bíblia é um livro espiritual e você, por ser templo do Espírito, é espiritual, portanto é preciso comparar você com a Bíblia. Agora, note isso: Elias, depois de ser perseguido por Jesabel, entrou em depressão como você ao ser perseguida pela igreja. O que Deus fez? Primeiro colocou Elias para dormir, você tem dormido?

ruth: Tomo remédios para dormir.

cezar: Não importa, o importante é dormir, eu entrei em uma situação, e tive de dormir 30 dias com medicamentos.

ruth: Certo, tenho dormido um pouco mais.

cezar: O sono é para restaurar nosso equilíbrio orgânico. Deus colocou Elias para comer. Você tem comido?

ruth: Mais ou menos.

cezar: Ok, é importante comer, a razão é a mesma: você precisa recuperar sua mente, mas seu corpo tem de estar sadio. Portanto coma, ainda que seja como receita médica – comer por obrigação, mas coma.

ruth: Muito bem.

cezar: Deus deu um alimento para Elias, ele comeu e na força daquele alimento caminhou 40 dias. Portanto, coma. Principalmente frutas, verduras…

cezar: Veja, não se perca. Deus colocou Elias para dormir – DURMA. Deus colocou Elias para comer – COMA, então Deus colocou Elias para ANDAR, você tem feito exercícios?

ruth: Sim tenho.

cezar: Ok, viu como você esta fazendo o que Deus ensinou a Elias? Depois de caminhar por 40 dias, Elias entrou numa caverna, você tem procurado ficar só em algum lugar a sós?

ruth: Tenho.

cezar: Percebe como você está indo bem?

ruth: Rsrs.

cezar: Nos mesmos passos de Elias.

ruth: Processo doloroso.

cezar: Agora, quando Elias ficou ali na caverna, ele ouviu um TERREMOTO. Deus estava no terremoto?

ruth: Não.

cezar: Portanto Deus não está na confusão toda da igreja, concorda?

ruth: Sim.

cezar: Depois veio a VENTANIA, Deus estava na ventania?

ruth: Não.

cezar: Portanto Deus não está em tudo o que estão falando de você, percebe? Depois veio o FOGO. Deus estava no FOGO?

ruth: É mesmo, não.

cezar: Assim, Deus não está no FOGO (na provação que você está passando). Deus não está no TERREMOTO (em tudo o que aconteceu na igreja) e Deus não está NA VENTANIA (em tudo o que estão falando de você). Sabe onde Deus está?

ruth: Na brisa. O que é a brisa?

cezar: Leia:

“e depois do terremoto um fogo, porém o Senhor não estava no fogo; e ainda depois do fogo uma voz mansa e delicada. E ao ouvi-la, Elias cobriu o rosto com a capa e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. E eis que lhe veio uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias? (I Rs 19:12,13)

cezar: Deus está na VOZ MANSA E SUAVE. Jesus disse: MINHAS OVELHAS OUVEM A MINHA VOZ. ELAS ME CONHECEM E SAO CONHECIDAS POR MIM.

ruth: Um vento suave.

cezar: Portanto Ruth, entenda isso, para sair da depressão é preciso reorganizar o pensamento a partir da voz de Deus. Neste tempo o que você precisa fazer é isso: repassar o que realmente pertence a Deus e o que é apenas mandamento de homem. Deixe a água, que é a palavra de Deus, reorganizar seus pensamentos. O que passa realmente com você é isso, uma desorganização do pensamento. Leia:

“Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne, pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo”.(II Co 10:3-5)

cezar: Você tem de aprender a levar seus pensamentos cativo a Cristo, isso é, vai passando um a um, os seus pensamentos e verifique se eles têm base bíblica. Você tem dito para si mesma:

Meu desejo é me isolar, sem ouvir ninguém, ver ninguém e sem fazer nada, só deitar, ouvir música ou ver filmes, só em silêncio comigo.

cezar: FOI O QUE ELIAS FEZ, FOI PARA A CARVERNA E FICOU SÓ. É normal esta atitude, Você tem dito a você mesma:

Tive três ataques de raiva durante esse último mês, e os motivos não eram tão sérios para que eu me sentisse tão irada, tão indignada, tão odiosa.

cezar: Esta atitude diz respeito AO FOGO, AO TERREMOTO E A VENTANIA. Normal também em períodos como este. Você tem dito:

Depois que senti essa ira, minha vontade é de morrer mesmo, de verdade, porque me acho uma idiota, porque é que eu não consegui controlar a mim mesmo, porque tinha que ter falado tanto, porque bati na minha filha, eles não merecem isso.

cezar: Leia:

“Ele, porém, entrou pelo deserto caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, dizendo: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais”. (I Rs 18:4)

cezar: Elias TAMBÉM PEDIU A MORTE, portanto é normal em processo de depressão. Você tem dito:

Costumo dizer que o tempo que estive na igreja é como se eu tivesse tomado uma overdose de religião, ficado fora do ar por 7 anos e agora estou de volta, e totalmente sem controle da minha própria vida.

cezar: Leia:

“Respondeu ele: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos; porque os filhos de Israel deixaram o teu pacto, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada; e eu, somente eu, fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem. (I Rs 19:14)

cezar: Veja ELIAS TAMBÉM SE SENTIU SÓ. Elias dissera que tudo QUE FIZERA FORA PERDA DE TEMPO e Deus demonstrou, pela consagração de dois reis e Eliseu, que a obra continua nas gerações seguintes. Ademais, 7.000 não dobraram joelho a Baal. Portanto, você percebeu que você passa pelo que Elias passou?

Contribuição na adaptação: Miriam Gonçalves Campanhã

pensador

    http://cezarazevedo.com.br/plano-de-salvacao-por-pergunta/

    http://cezarazevedo.com.br/estudo-para-novo-convertido-0110/

    http://cezarazevedo.com.br/estudo-para-batismo-0110/

    http://cezarazevedo.com.br/ministracao-para-libertacao-interior-e-perdao/

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rm 6:23)

Leave a Comment